LABORATÓRIO DE NANO E MICROFLUÍDICA E MICROSSISTEMAS
Com foco na área de Fenômenos de Transporte na Micro e Nano-escalas, as pesquisas combinam analises de problemas inversos, métodos híbridos, medidas não intrusivas de velocidade, temperatura e concentração, aumento da eficiência de processos de transferência de calor e massa em microssistemas.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Phasellus consequat sodales pellentesque. Etiam vulputate enim justo, eu suscipit justo venenatis.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Fusce erat diam, ornare ut vehicula id, elementum in turpis. Sed at tellus feugiat, porta tortor in, hendrerit est. Sed in tempor tellus, dignissim malesuada ipsum. Donec nec tincidunt nisl. Nunc ultricies lacus nulla, eu rhoncus nibh semper vitae.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Fusce erat diam, ornare ut vehicula id, elementum in turpis. Sed at tellus feugiat, porta tortor in, hendrerit est. Sed in tempor tellus, dignissim malesuada ipsum. Donec nec tincidunt nisl. Nunc ultricies lacus nulla, eu rhoncus nibh semper vitae.
FALE CONOSCO
O LabMEMS - Laboratório de Nano e Microfluidica e Microssistemas oferece a infraestrutura para projeto, fabricação, teste e experimentação em microfluidica e microssistemas.
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Engenharia Mecânica pela COPPE/UFRJ - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2006) e doutorado em Engenharia Mecânica também pela COPPE/UFRJ (2010). Foi pesquisadora (pos-doutorado, programa Nanobiotec/CAPES, 2010) no Laboratório de Transmissão e Tecnologia de Calor da COPPE/UFRJ. Atualmente é Professora Associada do Programa de Engenharia Mecânica da COPPE/UFRJ. Foi eleita Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para o período de 2015-2019. Eleita Membro Afiliada da The World Academy of Sciences (TWAS) para o período de 2021-2025. É Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) desde 2012 e Pesquisadora 1D do CNPq. Tem experiência na área de Fenômenos de Transporte em Micro e Nano-escalas, atuando principalmente nos seguintes temas: microfluidica, problemas inversos, métodos híbridos, termografia por infravermelho e intensificação térmica com nanofluidos, nanocompósitos e microssistemas térmicos.
Prof. Renato M. Cotta
Possui graduação em Engenharia Mecânica com ênfase Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Mechanical Aerospace Engineering - North Carolina State University, EUA (1985). Professor Titular da Escola Politérnica e da COPPE, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), MCTIC, Brasil, 2015-2017, e de 2020-2022 foi Membro do Conselho Nacional de Política Energética, CNPE, Ministério de Minas e Energia. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Nacional de Engenharia (ANE), e da The World Academy of Sciences (TWAS). Doctor Honoris Causa da Université de Reims Champagne-Ardenne, France, e Fellowship Award do International Center for Heat and Mass Transfer, ICHMT. Chairman do Executive Committee do International Center for Heat and Mass Transfer (ICHMT), 2016-2018. Presidente da Associação Brasileira de Ciências e Engenharia Mecânicas, ABCM, de 2000-2001. Comendador da Ordem Nacional do Mérito Naval e Gra-Cruz da Ordem Nacional do Merito Cientifico, Presidência da República, Brasil. Recipiente da Luikov Medal 2022 do International Center for Heat and Mass Transfer, da Medalha Nuclear Legacy em Pesquisa e Desenvolvimento da ABDAN, 2023, e o Prêmio Leonardo Goldstein 2023 da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas. Atua na área de Transferência de Calor e Massa, principalmente nos temas métodos híbridos e transformação integral, fenômenos de transporte na micro e nano-escalas e intensificação de transferência de calor. Desenvolveu projetos de desenvolvimento tecnológico com o CTMSP (Marinha), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Instituto de Atividades Espaciais (IAE/CTA), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), AEB-Agência Espacial Brasileira, EPRI (EUA), TETRA TECH Inc. (EUA), CENPES-PETROBRAS, ELETRONUCLEAR, TENARIS/CONFAB, Petrogal Brasil, entre outros. Foi Leverhulme Trust Visiting Professor no Mechanical Eng. Dept. da University College London, UCL, UK (2018). Atualmente é membro do Technical Working Group on Nuclear Desalination (TWG-ND) da International Atomic Energy Agency, IAEA. Desde 2019 exerce cargo comissionado junto à AMAZUL, Amazônia Azul Tecnologias de Defesa, como Consultor Técnico do Diretor Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, DGDNTM, Marinha do Brasil, Ministério da Defesa.
Luz Elena Penaranda Chenche
Possui graduação em Engenharia Electromecânica - Universidad Francisco de Paula Santander (2012), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2015) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2020). Atualmente é pesquisador pós doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Aproveitamento da Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: Transferência de Calor em microssistemas; Energia Solar e sistemas de cogeração; Instrumentação e Controle de sistemas Térmicos.
Abdul Orlando Cárdenas Gómez
Possui graduação em Engenharia Eletromecânica - Universidad Francisco de Paula Santander (2012), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2015) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2019), ambos com a orientação do Prof. Dr. Enio Pedone Bandarra Filho. Atuou como professor Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação de Uberlândia (2017-2020). Possui experiência em processo de transferência de calor e fenômenos de transporte, atuando principalmente nas seguintes áreas: Nanofluidos aplicados a sistemas térmicos; sistemas de refrigeração; instrumentação e Controles aplicados em sistemas térmicos. Participou em projetos nas áreas de nanotecnologia aplicada em Sistemas Térmicos. Participa com pesquisador de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro em projetos de análise teórico e experimental do processo de dessalinização a partir da recuperação de calor rejeitado da geração de energia e propulsão (2020-atual).
Bruno Scaramuzza dos Reis
Atualmente estudante de Doutorado pelo Programa de Engenharia Mecânica da COPPE UFRJ. Possui mestrado em Engenharia Mecânica pela COPPE UFRJ. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021). Realizou intercâmbio acadêmico na Universitat Politècnica de València, em Valência, Espanha (2017 - 2018).
Cristiane Raquel Sousa Mesquita
Doutoranda do Programa de Engenharia da Nanotecnologia da COPPE - UFRJ com previsão de conclusão em março de 2023. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UERJ em 2015, tendo como tema de seu trabalho de conclusão de curso "Caracterização de escoamento bifásico em um circuito hidráulico". Técnica em Mecânica Industrial pela FAETEC. E Mestrado em Engenharia de Nanotecnologia pel UFRJ, em 2019.
Emerson Barbosa dos Anjos
Emerson Barbosa dos Anjos é aluno de doutorado no programa de Engenharia Mecânica da COPPE/UFRJ. Possui mestrado em Engenharia Mecânica pela coppe/ufrj e graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Pernambuco (2019). Foi bolsista de CNPQ no mestrado e na graduação bolsista de iniciação científica nos editais PIBIC CNPq UPE 2016-2017 e 2017-2018, e em 2019 foi selecionado para participar do Programa Institucional de Bolsa de Excelência Acadêmica (PIBEC) da POLI-PE. Realizou a monitoria de cálculo diferencial e integral 1, em 2016.1, e nos períodos de 2017.2 à 2018.2, foi monitor de cálculo numérico. Estagiou no Laboratório de Tecnologia Energética e Ambiental (LATEA), onde trabalhou no desenvolvimento de projetos, orçamentos e pesquisa. Atualmente desenvolve pesquisa nos seguinte tópicos: Hidrogênio, Transferência de Calor e Massa, Tecnologia de Membrana, Contaminantes em Solos, Modelagem Matemática, Energia Renovável, Reatores Químicos.
Rafael San Martin Moreira
Engenheiro Mecânico Naval, formado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente sou doutorando do curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021-2025), atuando em pesquisas na área de Simulação Computacional com ênfase em Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos.
Gianfranco de Mello Stieven
Gianfranco Stieven é bacharel (2013-2018) e mestre (2018-2020) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é doutorando pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, lotado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) (2021-atualmente). Nesta, realiza pesquisa no Laboratório de Nano e Microfluidica e de Microssistemas (LABMEMS) em temas relacionados à metamateriais piezoelétricos para coleta de energia vibracional ambiente, à Técnica da Transformada Integral Generalizada (GITT) para soluções analíticas e híbridas de sistemas eletromecânicos, e análise de sensibilidade e quantificação de incertezas. Também atua como doutorando bolsista no Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo (LRAP), em projeto vinculado ao uso da GITT em problemas bifásicos em meios porosos heterogêneos para recuperação secundária de petróleo. Paralelamente, desenvolve pesquisa em temas ligados à solidificação/fundição metálica, metalurgia mecânica, transferência de calor computacional e otimização metaheurística.
Ingrid Vasconcelos Curcino
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (2018) e formação de nível técnico em química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2011). Possui mestrado em Engenharia Mecânica na COPPE/UFRJ - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. Atualmente é aluna de doutorado em Engenharia Mecânica na COPPE/UFRJ - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. Atuou como bolsista de iniciação científica do Laboratório de Simulação de Processos (LSP) no qual participou de estudos relacionados à análise de escoamento eletro-osmótico em microcanais, assim como participou (como bolsista de iniciação científica) de projetos relacionados a produção e tratamento de biocombustíveis e processos de separação no laboratório de separações térmicas (THERMTEK).
Juliana Damasceno da Cruz Gouveia de Carvalho
Doutoranda do programa de Engenharia Mecânica da COPPE/UFRJ, com mestrado na Escola Politécnica de Pernambuco na área de Tecnologia de Energia com ênfase na produção de Hidrogênio em reatores de membrana (2017) Laboratório de tecnologia energética e ambiental (LATEA), onde posteriormente lecionou. Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Durante o tempo de faculdade foi bolsista da FACEPE na área de materiais poliméricos e síntese orgânica. Trabalhou durante três anos na Unilever Gelados do Nordeste, um ano como estagiária de manufatura e dois anos como gestora de projetos.
Luelen da Silva Barbosa
Aluna de Mestrado no Programa da Engenharia da Nanotecnologia (PENt/COPPE) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Formada em Engenharia de Petróleo e Gás na Universidade Veiga de Almeida (2019). Fez estágio voluntário no laboratório LMSCP/PEQ/COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017), com experiência na preparação de emulsões modelo de água em óleo e caracterização das mesmas por Turbiscan e Microscopia Óptica. Finalizou seu Projeto de Iniciação Científica na UVA, com a colaboração do laboratório LMSCP/PEQ/COPPE, adquirindo experiência em emulsões de petróleo de água em óleo, separação de fases por eletrocoalescência e caracterização por Karl Fischer e Microscopia Óptica. Obteve certificado de menção honrosa por melhor trabalho do curso de graduação em Engenharia de Petróleo e Gás, na XIV Semana de Iniciação Científica e I Seminário de Pesquisa na Universidade Veiga de Almeida. Possui experiência acadêmica com: simulador de reservatórios petrolíferos REVEAL, fabricação, selagem e caracterização de micromodelos de meios porosos em vidro e em NOA81 no Laboratório de Nano e Microfluidica e Microssistemas (LABMEMS/UFRJ), tratamentos de redução granulométrica e pufiricação de argilominerais (CETEM/UFRJ), funcionalização de micromodelos com argilas e carbonato de cálcio, testes de recuperação avançada utilizando água de baixa salinidade no Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo (LRAP/UFRJ).
Gabriel Oliveira Rodrigues
Fazendo Pós-graduação em Engenharia Mecânica na UFRJ e atuante em projetos desenvolvidos no LabMEMS (Laboratório de Nano e Microfluídica e de Microssistemas - COPPE/UFRJ).
Vinícius Ferreira Monteiro
Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Pedro II(2008). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica.
Cristiano Alves dos Santos
Auxilia nas demandas do laboratório relacionadas a organização e efetivação de compras.
Diego Busson de Moraes
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015).Mestrando em Engenharia de Nanotecnologia Universidade Federal do Rio de Janeiro, com previsão de formação em 2024.9 Anos (Desde 2015) de experiência em projeto e fabricação de dispositivos tanto macro quanto microfluídicos em diversos tipos de materiais, tanto plásticos, quanto metálicos e cerâmicos, com a utilização de microferramentas de até 5 micrômetros de diâmetro. 7 anos (Desde 2018) de experiência em manufatura aditiva de plástico do tipo filamento fundido para dispositivos tanto macro quando microfluídicos, com resolução de até 100 micrômetros. 4 anos (Desde 2020) de experiência em manufatura aditiva metálica do tipo DMLM (Direct Metal Laser Melting) para dispositivos tanto macro quanto microfluídicos, com resolução de 30 micrômetros. 10 Anos (Desde 2014) de experiência no Laboratório de Nano e Microfluídica e Microssistemas - LABMEMS, em montagem, construção e fabricação mecânica de bancadas para testes, experimentação, calibração de sensores e equipamentos, na área de fenômenos de transporte, na macro, micro e nanoescala. Integrante de patente depositada de um dispositivo microfluídico monolítico para otimização de reações químicas que não envolvam reagentes ou produtos sólidos, fabricado por manufatura aditiva metálica para a produção de biodiesel de modo contínuo, onde participou da etapa de projeto e fabricação do dispositivo.
Marcio Jardim de Britto
Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Projetos de MáquinasAmpla vivência em ambiente fabril exercendo funções em manutenção mecânica e usinagem, tendo se especializado na operação de fresadoras convencional e CNC, executando usinagens de peças de componentes mecânicos e dispositivos para automação industrial, operação e programação manual básica de centros de usinagem Discovery comando Siemens, elaboração e execução de desenhos mecânicos em AutoCad e Solid Works. Detalhamento de elementos de máquinas para projetos mecânicos, com conhecimentos em hidráulica e pneumática.
Mario Diogo Palteli da Rocha Lua
Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca(2018). Atualmente é Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica.